Vice-Almirante Afrânio de Paiva Moreira assume o comando do 3º Distrito Naval

Comandante coordenará os trabalhos da Marinha nos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Paraíba e Pernambuco  

O 3º Distrito Naval tem um novo comandante a partir desta segunda-feira (28). O Vice-Almirante Afrânio de Paiva Moreira Júnior é que passa a responder o trabalho de defesa da pátria nos mares nos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Paraíba e Pernambuco. Afrânio assume o comando no lugar do Almirante Marcos Nunes de Miranda, que assumirá o cargo de Presidente do Tribunal Marítimo, a convite do comandante geral da Marinha.

Em seu discurso, o novo comandante ressaltou a importância do 3º Distrito Naval para a Marinha do Brasil. “Meus desafios serão muito grande. O 3º Distrito é composto de uma área marítima muito extensa, com cinco estados, mas eu tenho plena confiança nas minhas circulações em outros estados e no bom entendimento que meu antecessor está me legando com as autoridades públicas locais, no Estado e em nível Federal”, disse.

O Vice-Almirante Afrânio é procedente do Rio de Janeiro, onde exercia o Cargo de Diretor do Pessoal Militar da Marinha. Entre as principais comissões do novo Comandante do 3º Distrito Naval destacam-se: Comandante do Rebocador de Alto-Mar “Triunfo”, do Submarino “Tupi”, do Centro de Instrução e Adestramento Áttila Monteiro Aché; Chefe do Estado-Maior do Comando do 8º Distrito Naval; Capitão dos Portos de São Paulo; Chefe de Gabinete do Comando de Operações Navais; Diretor-Geral do Material da Marinha; Coordenador do Programa de Reaparelhamento da Marinha; Comandante da Força de Submarinos e Comandante do Centro de Instrução Almirante Alexandrino.

“A importância do 3º Distrito Naval cresce a cada dia, não só em razão do que nele se produz, mas também pelo o que representa aos seus corpos, ao conferir, pelo mar, uma maior aproximação com os demais continentes. Essas características consolidam sua relevância geopolítica e econômica, e ratificam a necessidade da presença cada vez maior da Marinha do Brasil, a fim de garantir nossa soberania na Amazônia Azul”, destacou.

A cerimônia de posse contou com a participação de autoridades civis e militares, representantes do Tribunal de Justiça, Governo do Estado e ainda familiares dos militares. Para a governadora Rosalba Ciarlini, o Estado precisa estar sempre presente nos trabalhos que envolvem os poderes militares, ‘que sempre configuraram segurança a todos os estados da federação’.

“O trabalho de fiscalização, monitoramento e acompanhamento do movimento que a Marinha faz em nossos mares é essencial para nortear qualquer gestão administrativa. Eles estão sempre sugerindo ações em prol do desenvolvimento da nossa região, sem deixar de defender os nossos mares e a preservação da nossa Amazônia Azul”, afirmou.

Em quase um ano como comandante do 3º Distrito Naval, o Almirante Marcos Nunes de Miranda enfatizou que a Marinha foi “criada com o objetivo de defender o território brasileiro em períodos de guerra, mas também tem a função de contribuir com o país em outras atividades”.

“Posso dizer que tive um trabalho fácil, devida a integração que a gente teve com diversas outras instituições. Na Copa do Mundo, por exemplo, tivemos uma integração perfeita com o secretário de Segurança do Estado, com o chefe da Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Militar, ITEP. Fizemos um trabalho totalmente elogiado em todo o país, pela realização do evento com total segurança. Ou seja, contribuir com a sociedade é uma das funções da Marinha”, destacou.

Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha