In Memoriam

CRUZ
Codinome: CRUZ
“Pessoa generosa, sincero companheiro. Sempre com simplicidade e inteligência, mantinha alegria e entusiasmo em tudo que fazia. Adorava judo e era um atleta dedicado e admirável. Deixou muita saudade em todos os que, como eu, com ele conviveram dentro e fora da Marinha.
Até breve, querido amigo!”    (por Ceguinho)

 

FARADAY
Codinome: 

 

 

FERRAZ
Codinome:

 

NORTON
Codinome:

 

 

BENAION
Codinome:

 

AGUIEIRAS
Codinome:

 

SILVA LIMA
Codinome:

 

SAMPAIO LOPESS
Codinome: Mardonio
“Companheiro no Grêmio de Capoeira, muito bom capoeirista rivalizava com Mario Costa.”
                              (por Bilola)

 

ANSELMO
Codinome:

 

LOPES
Codinome: Lopancia, Lopão, Cromagnon
“Convivi com ele em Salvador quando comandei o Serviço de Sinalização Náutica do Leste ele a Estação Radio da Marinha, eramos os comandantes mais modernos, diretamente subordinados ao Comando do Segundo DN, e nos safávamos mutuamente. Grande amigo, algum dia nos reencontraremos.”        (por Bilola)

 

PADILHA
Codinome: Piranha

 

 

MELLO
Codinome:

 

ALMEIDA
Codinome:
“Companheiro da Equipe de Ginástica Olímpica no primeiro ano, e do Grêmio de Capoeira em todo o curso da EN. Tinha talento nato para a capoeira. Gostava muito de Fernando Pessoa, principalmente os poemas mais líricos e lúgubres como Poema em linha reta, Autopsicografia. Como eu sempre gostei muito do poeta, mas prefiro mais os poemas épicos de navegação como Mar Português e Padrão, conversávamos muito. Grande amigo nos encontraremos de novo algum dia.”
                            (por Bilola)

 

LUCHETTI
Codinome:
“Companheiro da Equipe de Vela, viajamos muito nos barcos da EN, depois na carreira passei a ele em 1988, a Divisão de Oceanografia do Antares. Muito safo em tudo que fazia e grande amigo niteroiense. Nos encontraremos algum dia.”
                            (por Bilola)

 

PIRES
Codinome: Jean Pierre…
“Compartilhamos e apreciamos  nossos discos de vinil com muito rock e música country americana. HARVEST – Are you ready for the Country? – Neil Young.”                           
  (por Krinha)

 

 

KIVAN MORAES (1958 – 2006)
Codinome: KIVAN MORAES 

 

 

NOVAES
Codinome: Noivo (Paraense)

 

VICENTE
Codinome: Baiacu
“Excelente mergulhador. Aprendi muito com ele sobre pesca sub na EN, pena que era muito arvorado e acabou não concluindo.”
                            (por Bilola)

 

CIRNE
Codinome:
“Excelente jogador de sinuca, baiano da gema, disputamos uma garota de Vila Isabel uma vez na EN. Grande amigo, nos encontraremos um dia.”
                           (por Bilola)

 

 

WAGNER FERNANDES
Codinome: Fantomas

 

Inaldo DUPRAT
Codinome:

 

Roberto BRASLAVSKY Leite
Codinome: Minhoca
“Caçula de uma família polonesa de filhos grandes.
Morávamos no mesmo bairro. Ele me carteava sempre pra pegar com Dona Ana (mãe), as latas de leite condensado (Doce de Leite) que ela fazia.
Poxa! nunca ganhei uma colherada.
Grande amigo.”       (por Krinha)           

 

 

DAMASCENO
Codinome: 

 

Abraham Lincoln Freire ROSEMBERG
Codinome: Berg ou Macanudo
“Sempre tinha uma solução para todos os problemas, botava uma laranja inteira na boca e ficava negociando até abrir espaço para mastigar. No Cisne Branco levou o próprio radio e nos comunicávamos com o Brasil do meio do Atlântico. Grande amigo nos encontraremos de novo algum dia.”       (por Bilola)

 

RIBEIRO
Codinome: Saca…, Farina
“Era 1118 e eu 1114 no CN, estávamos sempre nos safando mutuamente, muito safo, na EN safou o Severino “de pau” de um disparo acidental com a pistola de Oficial de Serviço e ninguém soube da façanha. Grande amigo, nos encontraremos algum dia.”                  (por Bilola)

 

AIRTON
Codinome: Bilola
“Perdemos Nosso irmão Ayrton recentemente, após um breve e doloroso período de luta contra o Câncer. 
Era uma pessoa sonhadora generosa e trabalhadora que lutava muito para transformar seus sonhos em realidade..
Era também uma pessoa sem dolo. Eu nunca vi o Airton dirigir a alguém uma palavra amarga, assim como nunca o viu tramar nada contra ninguém.
Todos nós fomos colegas do “Bilola” desde 1974, e sabíamos dessas suas características. 
Mas foi a bordo do Cisne Branco que eu e mais 10 companheiros pudemos desfrutar a convivência e observar melhor as qualidades  do Airton. 
Mais tarde, fui alvo de sua generosidade quando eu cheguei em Vitória, para trabalhar em
2004 ainda sem minha família, que ficou no Rio. Nos meses que fiquei nesta condição,  ele me ofereceu sua casa como refúgio, me acolheu nos almoços da família dele, dividiu comigo seus livros e músicas que gostava, além da reconhecida verve poética e inspirada que tinha. 
Mas além disso tudo, me lembro dele como extraordinário companheiro de empreendimentos ousados, como a NavLog que criamos como sócios e da Umi-San que desenvolveu com outros parceiros, e que permanecerá ativa e produtiva graças à sua visão estratégica de gestão compartilhada. 
Como muitos de nós reconhecem, Airton foi uma pessoa extraordinária, alguém que precisa ser lembrado sempre, para nos inspirar todo dia.
Airton não percebia a dificuldade de um projeto, só olhava para o projeto como algo que precisava ser construído, para ser aplicado  como uma Solução. 
Usava toda sua inteligência e criatividade no dia-a-dia pra conseguir transformar dificuldade em realidade. E trabalhava duro para conseguir chegar lá. 
Eu acho que é isso que pode resumir o nosso querido Amigo que partiu de nossa convivência – 
Onde a maior parte de toda a gente via um mar de dificuldades, o Airton se divertia trabalhando pela Solução. 
Só tenho a agradecer a Deus, grande proeiro, por ter me permitido navegar nesta vida com o amigo Airton.
Estou certo de que ele continuará a velejar pelos mares celestes, em mares bem mais tranquilos, zelando por Nossos rumos aqui na Terra.  
Bom governo companheiro, vá em Paz, um beijo no coração. 
Que sua alma siga leve e sua navegação agora seja mais serena, tranquila. Até breve!”                                  (por Ceguinho)

 

CARRERA
Codinome: Feijão

 

 

BEZERRA
Codinome: 

 

 

IVANILDO
Codinome: Figuinho

 

  EMANUEL
Codinome: Benzeno

 

 

CLYTHIO CARGILL
Codinome: 

 

MENDES
Codinome: